top of page
  • Foto do escritorRay Hi

Atualidades para Concursos - Setembro 2023

Fala galera, aqui é a Ray de A Dimensão Paralela,

para a coluna do 1 minuto todo dia.


À partir deste mês vou trazer para vocês notícias atualizadas sobre Atualidades para concursos e/ou para seus estudos.

As fontes de informação vem diretamente dos canais do Estratégia Concursos, que consequentemente as atualizam por meio de canais de informação do Brasil e do Mundo.




Se você quiser acompanhar a versão em vídeo, vou atualizar sempre ao longo do mês os vídeos por aqui e nas redes sociais do 1 minuto todo dia.


Que são elas:



Vamos às notícias:

Atualidades para Concursos


1) Inflação anual argentina supera os 100% em fevereiro de 2023.

Banco Central da Argentina eleva taxa de juros para 78% ao ano.

A medida se deu depois que a inflação anual argentina superou 100% e atingiu 102,5% em fevereiro. Essa é a inflação mais alta do país desde outubro

de 1991, quando a taxa anual ficou em 102,4%. Fonte 


2) O Talibã, grupo fundamentalista do Afeganistão, proibiu a venda de qualquer método contraceptivo no país.

       Segundo representantes do regime, o uso de anticoncepcionais por mulheres

é uma “conspiração ocidental” para “controlar” a população muçulmana.

       De acordo com o jornal Guardian, integrantes do Talibã estão ordenando que farmácias descartem quaisquer medicamentos ou métodos contraceptivos.

— Eles vieram duas vezes à minha loja com armas e me ameaçaram de não vender pílulas anticoncepcionais. Eles verificam regularmente todas as farmácias em Cabul e paramos de vender os produtos — disse uma comerciante ao jornal inglês.        Profissionais da saúde e parteiras também estariam sendo ameaçados.

      Fonte: O Globo 


3) A Dinamarca decidiu, dar asilo a mulheres e meninas originárias do Afeganistão, de forma sistemática, por conta de seu gênero, no momento em que elas experimentam um forte retrocesso em seus direitos desde que os talibãs voltaram ao poder.

"A decisão se baseia em informações relativas à deterioração contínua das condições de vida das mulheres e das meninas no Afeganistão", declarou o

Conselho de Apelação de Refugiados da Dinamarca em um comunicado,

apoiando-se em um relatório da agência europeia para o asilo recentemente publicado.


4) A Itália é um dos principais pontos de desembarque de migrantes que tentam entrar na Europa por via marítima.


5) A Agência dos EUA avalia que a origem da pandemia de Covid-19 surgiu de um vazamento em laboratório.

O Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou seu posicionamento sobre a origem da pandemia de Covid-19 e avalia, agora, que o vírus se espalhou provavelmente a partir de um vazamento acidental em um laboratório de Wuhan, na China. A informação consta em um relatório de inteligência confidencial recentemente fornecido à Casa Branca e aos principais membros do Congresso. Fonte: Retrospectiva de Atualidades - Professor Leandro Signori


6) O banimento do TikTok foi ordenado pelo Congresso norte-americano por preocupação por parte de legisladores e integrantes do governo dos EUA de que a China use os dados armazenados pela ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, para espionar os norte-americanos.

A Casa Branca estabeleceu prazo de 30 dias para as agências

governamentais deletarem o TikTok de todos os seus aparelhos. A

informação está em um memorando de orientação da diretora do Escritório

de Administração e Orçamento dos Estados Unidos, Shalanda Young, aos

órgãos ligados ao governo norte-americano. A Reuters teve acesso ao

documento.

Conforme a agência, a ação não afeta os mais de 100 milhões de norte-

americanos que usam o TikTok em dispositivos privados ou de propriedade

de empresas não ligadas ao governo.

O banimento foi ordenado pelo Congresso norte-americano em dezembro.

Há a preocupação por parte de legisladores e integrantes do governo dos

EUA de que a China use os dados armazenados pela ByteDance, empresa

responsável pelo TikTok, para espionar os norte-americanos.

         Fonte: Retrospectiva de Atualidades - Professor Leandro Signori



7) A União Europeia aprova a proibição de carros a gasolina e diesel a partir de 2035.

Foi apenas uma formalidade, pois a decisão final já estava acordada, mas agora a proibição da venda de carros com motores de combustão interna na Europa a partir de 2035 recebeu sinal verde final do Parlamento Europeu, que foi chamado para formalizar o acordo fechado nos últimos meses com os ministros dos Estados-Membros. Fonte: Retrospectiva de Atualidades - Professor Leandro Signori


8) "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo" foi o grande vencedor do Oscar 2023 de melhor filme.

"Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo" foi o grande vencedor do Oscar

2023. Além de ganhar como melhor filme, a produção ainda levou outras seis

estatuetas. Fonte: Retrospectiva de Atualidades - Professor Leandro Signori


9) Paris vem sofrendo com o problema de lixo, desde que os garis entraram em greve, no início de março, contra mudanças nas regras de aposentadoria.

Imagens de ruas em Paris repletas de lixo viraram cena comum nas últimas semanas. Moradores relatam que a situação atrai ratos, aumentando o receio de um problema de saúde pública.

O acúmulo de lixo nas ruas da capital francesa vem ocorrendo desde que garis entraram em greve, no início de março, contra mudanças nas regras de aposentadoria.


A greve nacional envolve várias outras categorias e já atingiu aeroportos, escolas e refinarias de petróleo da França. Os trabalhadores protestam contra o aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos defendido pelo governo de Emmanuel Macron.

Para os agentes de limpeza pública, a reforma da Previdência prevê que a idade mínima para a aposentadoria passe de 57 para 59 anos.

10) No início de março, Brasil e China deram mais um passo para aprofundar sua cooperação comercial - e para excluir uma possível influência americana nos negócios entre os dois países.

Na manhã desta quarta (29/3), os dois países anunciaram a criação de uma “Clearing House” (ou Câmara de compensação), uma instituição bancária que permita o fechamento de negócios e a concessão de empréstimos entre os dois países sem que o dólar americano tenha que ser usado para viabilizar a transação internacional.



11) Varejistas nacionais têm criticado as empresas Shein, Shopee e AliExpress por competição desleal, porque as plataformas internacionais não pagam os mesmos impostos e custos trabalhistas e, por isso, conseguem oferecer preços mais baixos.

As varejistas nacionais dizem que a competição é desleal, porque as plataformas internacionais não pagam os mesmos impostos e custos trabalhistas e, por isso, conseguem oferecer preços mais baixos.

Acusam ainda as concorrentes de praticar um “contrabando digital” e evasão fiscal, ao supostamente se aproveitarem de brechas nas regras e fraudarem vendas para evitar a cobrança de impostos de importação.


12) A população da China caiu pela primeira vez em 60 anos, com a taxa de natalidade nacional atingindo recorde de queda.

A população da China que caiu pela primeira vez em 60 anos e não a do Brasil, com a taxa de natalidade nacional atingindo recorde de queda — 6,77 nascimentos por mil pessoas.

  A população do país em 2022 — 1,4118 bilhão — caiu 850 mil em relação a 2021.

A taxa de natalidade da China vem caindo há anos, desencadeando várias políticas para desacelerar essa tendência.


13) Até meados de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a Índia vai ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo.

Até meados de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que a Índia vai ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo.

Os dois gigantes asiáticos possuem mais de 1,4 bilhão de habitantes cada. Há mais de 70 anos, eles representam mais de um terço da população mundial.

A população da China provavelmente começará a encolher no próximo ano. No ano passado, nasceram 10,6 milhões de pessoas, um pouco mais do que o número de mortes, graças a uma rápida queda na taxa de natalidade.

14) O Japão é um dos países com a população mais idosa do mundo, segundo dados do Banco Mundial.

Embora a queda na taxa de natalidade seja um fenômeno bastante difundido nos países desenvolvidos, o problema é mais grave no Japão, dado que a expectativa de vida aumentou nas últimas décadas, o que significa que há um número cada vez maior de idosos e cada vez menos trabalhadores para sustentá-los.

Na verdade, o Japão é o país com a população mais idosa do mundo, depois de Mônaco, segundo dados do Banco Mundial.


15) Atualmente, a média de filhos de uma mulher japonesa é de 1,3, uma das taxas mais baixas do mundo.


16) Nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte é elevado para “severo”, por decisão do MI5.

O nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte está subindo de “substancial” para “severo”, o que significa que um ataque é muito provável, anunciou nesta terça-feira (28) o secretário de Estado britânico para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris.

A decisão de alterar o nível de ameaça foi tomada pelo serviço de segurança do Reino Unido, o MI5.

Heaton-Harris disse que a medida seguiu um aumento nas “atividades relacionadas ao terrorismo relacionadas à Irlanda do Norte”, incluindo a tentativa de assassinato de um policial no mês passado. Embora o público deva “permanecer vigilante”, não deve ficar alarmado, disse ele.

17) Presidente de Taiwan viaja para os EUA e China ameaça retaliação se ela se encontrasse com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy.

Presidente de Taiwan viaja para os EUA e minimiza pressão da China.

China ameaçou retaliação se ela se encontrasse com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy.

A pressão externa não impedirá que Taiwan se envolva com o mundo, disse a presidente Tsai Ing-wen nesta quarta-feira (29) ao partir para os Estados Unidos.


18) Justiça do Equador decide por continuidade do processo de impeachment contra presidente Lasso.

Guillermo Lasso é acusado por suposta corrupção em empresas estatais e pela conexão com possíveis crimes contra a segurança do Estado e a administração pública.


19) Finlândia entra hoje na Otan, e Rússia anuncia retaliação. Finlândia superou último obstáculo na semana passada, quanto parlamento turco, já integrante da aliança, aprovou a entrada.

Sob ameaças da vizinha Rússia, a Finlândia entra hoje oficialmente na Aliança do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.

Rússia, vizinha da Finlândia, afirmou que adesão aumenta risco de conflito.

A adesão oficial acontecerá na tarde desta terça em uma cerimônia em Bruxelas com a presença de chanceleres dos países da aliança e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.


20) Cientistas detectam explosão de raios gama mais brilhante já vista no espaço, o qual ocorreu a dois bilhões de anos-luz da Terra.

Os satélites da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, detectaram a mais brilhante explosão de raios gama no espaço.

A explosão de raios gama (também conhecida pela sigla GRB) ocorreu a dois bilhões de anos-luz da Terra e iluminou grande parte da galáxia.

Imagens do raro e poderoso fenômeno cósmico mostram formas semelhantes a um halo (um círculo luminoso) e um "alvo".

Um time de especialistas, que inclui acadêmicos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, diz que esse GRB foi dez vezes mais brilhante do que qualquer outro detectado anteriormente.

NASA/SWIFT/A. BEARDMORE (UNIVERSIDADE DE LEICESTER)

21) Pode-se afirmar que há teste com eficácia de 99% de uma injeção chamada de anticoncepcional masculino a qual inibe ação dos espermatozoides.

Injeção chamada de anticoncepcional masculino inibe ação dos espermatozoides e já apresenta eficácia de até 99%.

O RISUG [Reversible Inhibition of Sperm Under Guidance] está na fase III de testes. Ele é um polímero anidro de estireno maleico que oferece contracepção de longo prazo com segurança, eficácia e que pode ser administrado por injeção nos ductos deferentes sem cortes.


22) De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as dores nas costas atingem ou vão atingir 80% da população ao redor do mundo.

“Elas são muito comuns durante a vida, e explicadas por muitos fatores”, segundo o ortopedista e cirurgião de coluna Luciano Miller.

À CNN Rádio, no Correspondente Médico, ele explicou que a ergonomia no trabalho e em casa, obesidade e tensões musculares devido a stress são causas para a “explosão de casos de dor nas costas.”

Há outros fatores como, por exemplo, a idade. “Quanto mais velho, mais dores, já que há desgaste das articulações.”

No entanto, ele fez a ressalva de que jovens têm relatado casos também, devido ao sedentarismo, uso de celulares e muito uso de jogos de videogame.

23) Cientistas na Alemanha dizem que conseguiram produzir uma vacina nasal que pode interromper uma infecção por Covid-19 no nariz e na garganta, onde o vírus se estabelece pela primeira vez no corpo.

Nova vacina nasal contra Covid-19 mostra potencial após testes na Alemanha.

Imunizante usa forma viva, mas enfraquecida, do coronavírus.

Cientistas na Alemanha dizem que conseguiram produzir uma vacina nasal que pode interromper uma infecção por Covid-19 no nariz e na garganta, onde o vírus se estabelece pela primeira vez no corpo.

Em experimentos com hamsters, duas doses da vacina, que é feita com uma forma viva, mas enfraquecida, do coronavírus, impediu que o vírus se copiasse nas vias aéreas superiores dos animais – alcançando a chamada “imunidade esterilizante” e prevenindo a doença.

Embora esta vacina tenha vários outros obstáculos para superar antes de chegar a um consultório médico ou farmácia, outras vacinas nasais já estão em uso ou atingindo o final de ensaios clínicos.


24) Casos de tuberculose no estado de São Paulo têm aumento de 15% entre 2020 e 2022. Em 2023, foram registrados 4,1 mil casos da doença no estado.


25) Após aprovar aumento aumento de idade de aposentadoria sem aval de deputados, governo de Macron enfrenta protestos

Governo decidiu aumentar idade para aposentar de 62 para 64 anos na base da canetada. Uma moção de censura poderia ainda derrubar a medida, mas tudo indica que não há votos suficientes na Assembleia Nacional para que isso ocorra.


26) O bielorrusso Ales Bialiatski, um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz do ano passado, foi condenado, nesta sexta-feira (3), a 10 anos de prisão de segurança máxima.

Ele foi considerado culpado pela acusação de contrabando, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS.

Bialiatski, um ativista pró-democracia, documenta abusos dos direitos humanos na Bielorrússia desde a década de 1980. Ele fundou a organização Viasna, ou Primavera, em 1996, após um referendo que consolidou os poderes autoritários do presidente e aliado próximo da Rússia, o presidente Alexander Lukashenko.

O ativista foi preso em 2020 em meio a protestos generalizados contra o regime de Lukashenko.

Bialiatski ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2022 ao lado de grupos de direitos humanos da Rússia e da Ucrânia.


27) Novo premiê da Escócia é 1º não branco e muçulmano no cargo.

Menos de 6 meses depois de o conservador de ascendência indiana Rishi Sunak ser eleito premiê do Reino Unido - nação formada pelos países da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte -, chegou a vez do descendente de paquistaneses Humza Yousaf assumir a chefia do governo da Escócia.

Yousaf, 37, foi empossado nesta quarta-feira (29), em uma tradicional cerimônia escocesa quebrada pelo ineditismo de ele ser o primeiro homem não branco a assumir o cargo - assim como havia sido o caso de Sunak no ano passado. O novo primeiro-ministro escocês também carrega o título de primeiro muçulmano a se tornar líder de uma nação ocidental.


28) O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, aumentou as taxas de juros do país nesta quarta-feira (22), para 4,5% a 4,75%. O resultado está dentro das expectativas de mercado.


29) O Silicon Valley Bank (SVB) foi o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008.

O Silicon Valley Bank, com sede na Califórnia, foi fechado na manhã de sexta-feira (10) pelo regulador financeiro do estado, anunciou o FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), agência do governo americano que garante os segurados. O SVB foi o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008 e a segunda maior quebra bancária da história americana.


30) A China avança e convence mais latino-americanos a abandonar Taiwan.

Em uma ação prioritária para a política externa chinesa, Honduras tornou-se neste fim de semana o quinto país latino-americano em apenas seis anos a cortar relações diplomáticas com Taiwan e estabelecer laços com Pequim.

O movimento faz parte de uma ofensiva da China na região. Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua haviam adotado o mesmo rumo desde 2017.

Em um comunicado divulgado no sábado, o Ministério das Relações Exteriores de Honduras afirmou que “reconhece a existência de uma só China no mundo” e que Taiwan “forma parte inalienável do território chinês”.


31) O presidente russo Vladimir Putin disse que o país está se preparando para posicionar armamentos nucleares táticos na vizinha Belarus (antiga Bielorússia), intensificando um confronto com os EUA e aliados no contexto da guerra travada na Ucrânia.

Moscou não está entregando o controle de armas à Belarus e não violará suas obrigações de não proliferação de armas nucleares por conta de um acordo com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, disse Putin em comentários transmitidos pela televisão estatal no sábado.


32) A World Athletics, organização que gere o atletismo mundialmente, proibiu atletas trasngênero de competir na categoria feminina em eventos internacionais. O presidente da organização, Sebastian Coe, disse que nenhuma atleta transgênero que passou pela puberdade masculina poderá disputar competições que valem o ranking mundial feminino a partir de 31 de março de 2023. Um grupo de trabalho será criado para conduzir mais pesquisas sobre as diretrizes de elegibilidade para transgêneros.

O conselho World Athletics também votou para reduzir a quantidade de testosterona no sangue permitida para atletas com diferenças de desenvolvimento sexual (DSD), como a sul-africana Caster Semenya.

Os atletas DSD serão obrigados a reduzir seu nível de testosterona no sangue para menos de 2,5 nanomoles por litro (o limite anterior era de 5) e devem permanecer abaixo disso por 2 anos para competir internacionalmente na categoria feminina em qualquer evento.


33) A seca que assola a Somália na última década matou 43 mil pessoas em 2022, segundo relatório divulgado pela ONU

Segundo o documento, metade das vítimas provavelmente era de crianças de menos de 5 anos.



Notícias sobre Atualidades


*última atualização:

 03 de outubro de 2023 *


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page