top of page
  • Foto do escritorRay Hi

Dia Mundial do Meio Ambiente, dicas literárias

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a editora Companhia das Letras divulgou uma breve lista de indicações de títulos para comemorar a data, achei a iniciativa bem interessante e trouxe para que pudéssemos ler futuramente as indicações, vejam a seguir:

Instituída em 1972, a data tem como objetivo conscientizar governos, empresas e a população para as questões ambientais urgentes, estimulando a difusão de informação e a mobilização de esforços.


Com tais objetivos em mente, selecionamos algumas obras:


“Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak Neste livro, Ailton Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma "humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô".


“Como salvar o futuro”, de André Carvalhal (@editoraparalela) Com capítulos que abordam faces dos desafios que estão presentes em nossa vida, este livro é essencial para quem tem esperança de salvar o futuro começando hoje.


“Com que roupa?”, de Giovanna Nader (@editoraparalela) Com dicas práticas de como viver de maneira mais sustentável, Giovanna Nader mostra ao leitor que a moda é um instrumento de revolução e que cada um de nós tem seu papel na tarefa coletiva de salvar o planeta.


“Como evitar um desastre climático”, de Bill Gates Este propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar uma catástrofe climática.


“A terra inabitável”, de David Wallace-Wells Best-seller do New York Times, uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que o século XXI enfrentará por conta do aquecimento global.


“O século da escassez”, de Marussia Whately e Maura Campanili A obra convida estudantes, poder público, ambientalistas e a população em geral a refletirem juntos sobre a escassez da água em diversas partes do mundo.


“A queda do céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert Relato de xamã Yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único.


“A história das coisas”, de Annie Leonard (@editorazahar) Este livro explica como bens e artigos são produzidos, distribuídos e consumidos e o que acontece depois que jogamos tudo isso no lixo.


“Chico Mendes - Crime e castigo”, de Zuenir Ventura Este livro reúne reportagens escritas por Zuenir Ventura a respeito do maior líder ambientalista que o Brasil já teve.



3 visualizações0 comentário
bottom of page