top of page

Ziraldo, desenhista e escritor morreu aos 91 anos enquanto dormia

Atualizado: 6 de abr.








Hoje faleceu Ziraldo 🖤🤍


Escritor, Dramaturgo, Cartunista, Chargista, Pintor, Escritor, Cartazista, Caricaturista, Poeta, Cronista, Desenhista, Apresentador, Humorista, Jornalista e referência brasileira de várias gerações.


Artista ímpar, Ziraldo foi o primeiro cartunista a lançar uma revista de quadrinhos autoral chamada, a Turma do Pererê.


Publicada em 1960, teve sua publicação suspensa em 1964 após o golpe que implantou a ditadura militar. Foi fundador e, mais tarde, diretor de redação do jornal O Pasquim, publicação independente de oposição à ditadura.


🖌


Após anos de desencanto com a política e o jornalismo, Ziraldo se lançou no meio da literatura infanto-juvenil, onde alcançou sucesso e referência até hoje com "O Menino Maluquinho".


O livro contava a história do menino que "tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés".


Maurício de Souza deixa uma nota de pesa em seu Twitter sobre o amigo.



🏥


Ziraldo vinha sofrendo problemas de saúde desde 2013 quando sofreu um infarto leve em Frankfur, na Alemanha e lá mesmo fez um cateterismo.


Em 2018 sofreu um AVC que o deixou 1 mês internado. Boatos diziam que havia morrido e com bom humor brincou com a notícia, postando uma foto sorridente com a legenda: "Uma vez Maluquinho sempre Maluquinho. Ziraldo firme e forte!"


🖤

A notícia do falecimento foi confirmada pela família. Segunda Adriana Lins, sobrinha de Ziraldo, o cartunista morreu em sua casa neste sábado 06/04/2024 às 14h30.


"Parou de respirar, tranquilo. Descansou. Já vinha muito fraquinho há meses." Disse Lins.


🎇

Assim como muitos que se inspiraram, sentiremos a falta dessa incrível figura que trouxe vida e inspiração por meio dos quadrinhos!






(📸Reprodução/Divulgação: Ana Colla / Iarli Goulart / Estaão Conteúdo / Midiace / Agência Brasil / O Globo)




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page